As fontes de energia consideradas renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam, sendo a principal delas a energia solar proveniente da luz do sol, além das fontes eólica, biomassa, hídrica, maremotriz e geotérmica.
Muito tem se falado sobre a importância das fontes de Energia Renováveis para a melhoria da qualidade de vida.
Mas quais são os seus reais benefícios?
Para nós consumidores de energia, essas fontes podem trazer diversas vantagens diretas, sendo a principal delas a economia na conta de luz.
Com a evidência do desequilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente em que a Terra se encontra atualmente, fica cada vez mais importante a discussão entre as fontes renováveis e não renováveis de energia.
Por esse motivo, muitos esforços têm acontecido para promover a adoção de Energias Renováveis na matriz energética dos países do globo.
Seja através de fotos que retratam o antes e depois da natureza, problemas de saúde e doenças nunca antes vistas, além do calor, que é cada dia maior, (como apontam estudos da ONUe IPCC) a realidade está aí, quer queiramos enxergar ou não.
A forma atual como geramos energia e lidamos com os resíduos que ela produz é insuficiente para à manutenção dos ciclos naturais do planeta e para mantê-lo preparado para receber as gerações que estão por vir.
Para melhor visualizarmos esta ideia, imagine a quantidade de recursos e a situação ambiental que deixaremos para nossos filhos, netos e bisnetos caso continuemos no ritmo atual.
Além de contribuir para a poluição, algumas fontes de energia utilizadas hoje são de difícil acesso, como o petróleo, carvão, urânio, entre outros.
Essas fontes produzem energia, mas geram degradação ambiental e também muitos riscos em seu processo de transformação.
Entretanto, não podemos simplesmente parar de obtê-la: a energia é o alimento para todas as máquinas em nosso planeta, que nos mantém vivos e nos possibilita avanço tecnológico e social.
O que se faz necessária, então, é o incentivo através do poder público e privado para projetos como o GEAP (Gerador de Energia em Água Parada) para que possamos caminhar em uma mudança na forma com que transformamos a energia encontrada em nossos recursos naturais, para que assim possamos viver de forma mais harmônica com nosso planeta.
Quer saber mais a respeito do projeto do Gerador GEAP? Assisa ao vídeo abaixo:
Para mais informações acesse o site: https://energiarenovavelgeap.com.br
Comentários