A mecânica dos fluidos é o ramo da física que se ocupa do estudo dos fluidos em repouso e em movimento.
Esta ciência pode ser dividida em duas grandes vertentes: a dinâmica dos fluidos e a hidrostática ou estática dos fluidos.
No que diz respeito à dinâmica dos fluidos, esta trata do estudo do movimento dos líquidos (hidrodinâmica) ou dos gases (aerodinâmica). Neste ramo estudam-se as forças exercidas nos líquidos e gases e os movimentos que resultam dessas forças.
Considera-se o fluído como um todo de matéria, sendo necessário aplicar as equações da dinâmica (Leis de Newton) a cada ponto.
As forças atuantes são devidas à pressão, gravidade, atrito e, por vezes, tensão superficial e capilaridade. Estas equações, juntamente com as da continuidade (conservação da massa) e da conservação da energia, constituem as bases sobre as quais assentam todos os resultados desta ciência.
A dinâmica dos fluidos possibilita o estudo de diversos fenómenos naturais, tais como o voo dos pássaros, a natação dos peixes e o desenvolvimento das condições climatéricas.
Por sua vez, a hidrostática, encontra-se relacionada com os fluidos (líquidos e gases) em repouso, com especial destaque para tanques de armazenamento, represas, tabiques e maquinaria hidráulica.
Dado que se considera o fluido como um meio contínuo, as equações que se aplicam são as da estática em cada ponto.
Uma aplicação importante da hidrostática é o facto de na atmosfera a pressão diminuir com a altitude.
A aplicação dessa ciência de uma maneira viável para a produção de energia elétrica se dá através do projeto GEAP (Gerador de Energia em Água Parada) que foi desenvolvido pelo inventor Aloísio J. Braga e vem sendo aperfeiçoado de acordo com o avanço da tecnologia a cerca de 20 anos.
Atualmente 80% da energia elétrica produzida e consumida em nosso planeta vem de fontes não renováveis e poluentes, por tanto um gerador capaz de gerar 24 horas sem intermitência, utilizando os recursos naturais não danificando o meio ambiente, pode agregar trazendo inúmeros benefícios para o setor público e privado.
Atualmente o projeto busca recurso para desenvolver sua primeira unidade em escala viável, você encontra mais informações a respeito acessando o site: https://energiarenovavelgeap.com.br/
Comments