Quando falamos em tecnologia e invenções tecnológicas, costumamos pensar em ideias distantes da realidade, e muito próximas do artificial. A verdade é que a tecnologia tem muito mais a ver com a natureza do que imaginamos.
Prova disso é que muitas invenções e produtos são inspirados em elementos ou fatores biológicos já existentes nela.
Um bom exemplo desta apropriação criativa são as lâmpadas de LED. Elas são inspiradas na anatomia do vagalume, inseto que consegue projetar uma luz muito forte de seu interior. Observando que eles possuem balanças irregulares no abdômen, foi possível criar a estrutura das lâmpadas com estas escalas. O resultado é um brilho até 55% mais potente do que em lâmpadas comuns.
Tecnologia e natureza: estão presentes nas bases do projeto GEAP (Gerador de energia limpa e renovável em água parada) desenvolvido pelo inventor Aloísio J. Braga , onde você pode conferir mais informações abaixo;
Atualmente 80% de toda a energia elétrica produzida e consumida no mundo vem de fontes não renováveis e poluentes, por tanto a 20 anos o inventor Aloísio Braga vem desenvolvendo um projeto de gerador capaz de gerar energia elétrica 24 horas por dia, 7 dias por semana sem intermitência, utilizando os recursos naturais não danificando o meio ambiente.
Projeto proposto é um gerador que irá retirar força motriz de 4 elementos físicos da natureza que nunca falham:
Gravidade - Empuxo - Efeito Alavanca - Geração de eletricidade em campo magnético
1 - A gravidade que é obtida de uma roda desequilibrada de “movimento perpétuo”, desenvolvida a 850 anos atrás pelo matemático indiano Bhaskara Wheel, que a construiu usando mercúrio, então adaptei o sistema usando esferas de ferro para fazer fechamento e abertura de pistões, os quais enviarão ar comprimido para reservatórios em profundidade, que após a expulsão da água pelo ar comprimido enviado, os reservatórios se tornarão boias.
2 - O Empuxo obtido dos “reservatórios boias” que estão posicionados na extremidade de uma "roda" parcialmente imersa em água parada.
3 - O efeito alavanca que será obtido multiplicando a força de empuxo dos reservatórios boia pela distancia ao eixo da roda.
4 - A geração de eletricidade em campo magnético que será obtida por um gerador, através da força motriz, resultante da somatória das forças de empuxo, dos reservatórios boia, multiplicada por alavanca em relação ao eixo. As forças de atrito e manutenção de desequilíbrio da roda foram consideradas.
Quer saber mais sobre o projeto GEAP? Basta clicar no botão abaixo;
Fonte: https://www.pixforce.com.br/post/a-natureza-como-aliada-da-tecnologia
Comments